ATIVIDADE RELÂMPAGO 03
LEITURA

Apresentação           
Após a grande aceitação dos Capítulos a cerca da segunda atividade relâmpago sobre os idosos, o Gabinete Estadual 2012/2013 através da sua Secretaria Estadual de Ação Social, lança a terceira atividade aos membros da Ordem DeMolay potiguar com o tema “Ampliando conhecimentos: a importância da leitura nos Capítulos DeMolays”. O novo tema proposto visa à participação maciça dos nossos 19 Capítulos a favor dessa importante prática, que serve de base para nossa formação intelectual dentro e fora do Capítulo.
A importância do hábito da leitura é importante para o processo de aprendizagem de todas as pessoas, é através desse pequeno gesto que podemos ampliar o nosso vocabulário, desenvolver a escrita, formar o caráter e principalmente expandir e obter novas formas de interpretação de tudo que nos cerca. Vivemos em uma sociedade que se alimenta de conhecimento e aqueles que vivem sem, tornam-se excluídos dela. A leitura nos faz ser melhores cidadãos, cientes dos nossos direitos e deveres, possibilitando então uma melhor visão de mundo.
A leitura é uma fonte de aprendizado e de prazer, proporcionando educação e cultura a todos que vivem as suas páginas. Nesse aspecto devemos incentivar os nossos irmãos na busca por esse hábito e dessa forma estaremos contribuindo para o melhoramento dos nossos Capítulos, já que vivemos em pleno aprendizado dos ensinamentos do nosso ritual e do Dad Land e para isso precisamos de uma boa leitura. O estímulo ao simples ato de ler dos membros da Ordem DeMolay fará com que eles construam interpretações cada vez melhores a cerca de nossas cerimônias, textos, reuniões e das diversas outras atividades que cercam a nossa Ordem.



A atividade
            A proposta do Gabinete Estadual é fazer com que os Capítulos realizem atividades que estimulem a prática da leitura de seus membros. Essa atividade deve ser realizada unicamente com os membros do seu Capítulo, sendo proibidas parcerias com outros Capítulos ou ordens paramaçônicas. O objetivo principal da atividade é alertar para que sejam encontrados mecanismos que possam reverter o quadro da falta de leitura que muitos irmãos ainda possuem.
            Muitas são as atividades que podem ser feitas, os exemplos a seguir podem ser tomados como base para aqueles que querem realizar a tarefa, mas não sabem ao certo o que fazer:
                                 I.     Os irmãos podem criar um encontro quinzenal/mensal para a realização da leitura de algum livro(s) escolhido(s).
                              II.     Cada irmão seleciona um livro para ler durante um determinado espaço de tempo e depois se reúne com os demais do Capítulo e apresenta o que foi lido, mostrando os aspectos do livro e tentando convencer os demais que o livro lido é bom.
                           III.     Os irmãos podem promover um encontro, do qual apresentam sugestões de livros para serem lidos.
                           IV.     A criação de um painel com frases de livros lidos pelos irmãos, para que depois cada um possa escolher uma frase e possa acontecer a troca/empréstimo de livros para uma posterior discussão entre o antigo leitor (“dono” do livro) e o novo leitor (que escolheu o livro) para um encontro de discussão sobre o livro lido.
                              V.     Os membros do Capítulo podem selecionar textos para serem lidos e discutidos em encontros promovidos para esse fim.
O Gabinete ressalta a importância que essa atividade tem em reforçar, como já foi dito, a propagação da leitura pelos membros da Ordem DeMolay. Os Capítulos então são encorajados a realizarem a atividade e fazerem o seu melhor.    

Tempo de duração e avaliação
·                    O tempo de duração de toda e qualquer uma das atividades deverá ser de no MÍNIMO TRÊS MESES.
·                    O tempo de duração da atividade relâmpago será dividido em duas etapas: a primeira entre os dias 16 de novembro a 01 de dezembro, os Capítulos devem se organizar o mais rápido possível para cumprirem com a atividade proposta. Essa primeira etapa deverá conter o relatório da primeira reunião da atividade. O encaminhamento após a meia-noite do dia 02 de dezembro levará a desconsideração da atividade, mesmo o Capítulo tendo-a realizado. A segunda parte deve ser entregue no dia 02 de fevereiro de 2013 (até a meia-noite) com o relatório de no mínimo uma atividade realizada nos respectivos meses de dezembro de 2012 e janeiro de 2013;
·                    Deve conter no relatório final se o Capítulo irá permanecer ou não desenvolvendo a atividade por mais um tempo;
·                    Os dois relatórios das atividades devem ser enviados EXCLUSIVAMENTE, para o e-mail do Secretário de Ação Social: acaosocial@gabinetern.com. E ele, fará os devidos encaminhamentos;
·                    Os Capítulos não devem enviar seu relatório em outro arquivo que não seja o modelo de relatório enviado juntamente com a divulgação da primeira atividade. Caso precisem, e-mail deve ser encaminhado solicitando uma cópia do modelo. Os Capítulos que enviarem fora do modelo proposto, terão sua atividade desconsiderada. Isso é necessário para mantermos uma padronização e melhor organização.
·                    A avaliação e devida pontuação será dada pelos avaliadores do IV Certificado de Referência Estadual do Rio Grande do Norte.


PEDRO BRUNO FERNANDES
Mestre Conselheiro Estadual


MICHEL ADÃO DE OLIVEIRA FERNANDES
Secretário de Ação Social



#Compartilhar

Postagens Relacionadas

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »